Traumas e mudança de cor nos dentes de leite

Brincadeiras e pequenos acidentes fazem parte da infância. No entanto.  algumas quedas podem lesionar os dentes de leite, causando dor para as crianças e preocupação para os pais. Ao sofrer um trauma na região da boca é recomendado consultar um cirurgião-dentista para assegurar que tudo esteja bem, e entender um pouco da coloração dos dentes pode auxiliar os pais nesse processo.


Após um acidente na região bucal, é provável que ocorra uma alteração da coloração dos dentes de leite. Essa alteração não significa, imediatamente, que o dente está danificado, podendo ser apenas temporária e parte da cicatrização. É normal que depois de um trauma os dentes de leite fiquem acinzentados, amarelados, amarronzados e, até mesmo, avermelhados ou arroxeados. A mudança de cor pode acontecer imediatamente ou posteriormente ao trauma, até mesmo, meses depois. O retorno à coloração original pode também ser rápido ou lento, não há regra para isso, portanto é importante não se preocupar e consultar um profissional. O que irá dizer se o dente está ou não lesionado é a avaliação clínica e os exames radiográficos.

A alteração de cor é uma resposta da polpa do dente ao acidente sofrido, mas é importante observar que, mesmo sem alteração de cor, um dente pode estar lesionado depois de sofrer um trauma.

A polpa é a parte do dente entre a superfície (dentina)
e a raiz, é um tecido mole com nervos e vasos sanguíneos.

Assim, o mais indicado é consultar um cirurgião-dentista e seguir suas recomendações, realizando os exames solicitados.