Mastigar gelo: perigo para os dentes e indicativo de anemia

O hábito de mastigar cubos de gelo, infelizmente, é bastante comum. Muitas pessoas gostam de comer gelo durante o verão para refrescarem-se, mas esse costume, além de danificar os dentes, pode sinalizar falta de ferro no sangue.


Ao mastigar cubos de gelo, a chance de trincar o esmalte do dente ou mesmo de quebrar os dentes aumenta significativamente. O gelo, que nada mais é do que água congelada, é extremamente duro, por isso, ao mastigá-lo é necessário muita força e os dentes não suportam tamanho impacto. Danificar o esmalte dos dentes ou quebrá-lo facilita o acúmulo de resíduos e, consequentemente, a proliferação de cáries.

Além do dano físico, o desejo por mastigar cubos de gelo ou quaisquer outras substâncias não nutritivas pode indicar deficiência de ferro ou anemia. Estudos mostram que ao mastigar gelo as pessoas sentem alívio imediato, mesmo sem ter consciência da carência de ferro no sangue. É importante notar que a vontade de comer gelo isolada não indica anemia. Mas se esse desejo for recorrente, vale a pena uma análise médica. A anemia ferropriva é a mais comum na população e pode ser facilmente corrigida com suplementação de ferro.


Assim, evite mastigar cubos de gelo. Preserve sua saúde bucal e fique atento aos sinais do organismo.

Fonte: https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2016/11/24/vontade-de-comer-gelo-deficiencia-de-ferro.aspx