Como consumir alimentos doces e ácidos sem prejudicar a saúde bucal

Todos sabem que os dentistas recomendam evitar o consumo de doces, pois o açúcar facilita a proliferação das cáries. Sabemos também que os alimentos ácidos podem ser danosos ao esmalte dos dentes. A grande pergunta é como consumi-los sem prejudicar nossa saúde bucal?

Quando ingerimos doces ou alimentos ácidos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, molhos de tomate, vinhos e sucos de frutas, o PH de nossa boca fica naturalmente mais ácido. Nossos dentes não estão preparados para ficar longos períodos de tempo em ambientes ácidos, começando um processo de desmineralização. Isso pode gerar o aparecimento de cáries e de inflamação na gengiva.


Nossa saliva leva de 30 minutos a 1 hora para recuperar o PH neutro. Então devemos respeitar esse tempo de autorregulação ao consumir os alimentos doces ou ácidos. Duas medidas podem ajudar:

  1. Consuma os doces após a refeição e não fique beliscando ao longo do dia. Assim, seu organismo tem o tempo necessário para voltar ao Ph neutro.
  2. Ao ingerir bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos de frutas, etc. aguarde de 30 minutos a 1 hora para escovar os dentes. A escovação imediata pode aumentar o processo de desmineralização, é importante respeitar o intervalo de autorregulação do organismo
  3. Se for passar um longo período sem escovar os dentes e for consumir muitos alimentos que aumentem a acidez bucal, coma algo de ph básico, como maçã e cenoura ou beba um copo de leite puro.

Saiba mais sobre como cuidar de sua de saúde bucal