Tempo seco requer atenção dobrada com a saúde bucal, oriente seus pacientes!

Os meses de julho, agosto e setembro são característicos pela baixa umidade do ar. Em alguma regiões do país, como o Centro-Oeste e parte do Sudeste, a umidade chega a níveis desérticos, podendo prejudicar a saúde como um todo, inclusive a saúde dos dentes. Por isso, é importante conversar com seus pacientes, orientando-os sobre o que fazer para amenizar a secura do ar.

 

O tempo seco, somado ao frio, favorece o aumento de infecções virais e bacterianas. Muita gente, nessa época do ano, sofre com gripe e sinusite. Essas doenças entopem as vias respiratórias e a pessoa passa a respirar pela boca, prejudicando, assim as gengivas. Respirar pela boca tem inúmeras consequências para a saúde bucal, sendo a mais imediata a gengivite.

 

Outro perigo é o ressecamento dos lábios e da mucosa, o que favorece o aparecimento de manchas. Assim, oriente seus pacientes a evitarem bebidas como café e vinho tinto, a escovarem sempre os dentes e beberem muita água. Utilizar umidificadores de ambiente e lavar sempre as mãos, também ajuda contra as infecções respiratórias.