Odontologia Humanizada: uma forma sensível de fidelizar clientes

É conhecido por todos a odontofobia. De acordo com a Sociedade Americana de Odontologia, três em cada dez adultos têm medo de ir ao dentista. Os pacientes não suportam o barulho do motor, nem toleram o cheiro do consultório. Essas pessoas, então, acabam não frequentando o dentista e tendo, consequentemente, mais problemas bucais. Para solucionar o desafio e trazer mais conforto aos pacientes surgiu, na última década, uma tendência, chamada Odontologia Humanizada.


A humanização consiste em desrobotizar o atendimento. Ela preconiza o acolhimento e a empatia. No decorrer dos últimos anos, com  o avanço tecnológico, muitos processos tornaram-se mecânicos, inclusive no setor da saúde. A humanização aparece, assim, com o objetivo de relembrar o contato direto entre profissional da saúde e paciente.

O dentista que opta por um atendimento humanizado percebe seu paciente como um todo. O profissional tem consciência de que a saúde bucal integra a saúde geral de seu cliente. A saúde é única, boca e corpo não estão dissociados. Logo, o que afeta a saúde bucal impacta o organismo, e vice-versa. Assim, o dentista humanizado conversa com seu paciente, escutando suas queixas, com o objetivo de conhecê-lo profundamente, para, então, ter condições de oferecer o melhor atendimento.


O atendimento humanizado é uma tendência e parece relevante, pois cativa, sinceramente, os pacientes. Todas as pessoas gostam de ser escutadas, especialmente quando estão recebendo um tratamento odontológico. A humanização transmite confiança e seu cliente fica fidelizado, pois se sente acolhido e seguro.

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