Informe seus pacientes: desejo por mastigar gelo pode indicar anemia

A pagofagia, ou vício em mastigar gelo, é comum e, além de danificar os dentes pode indicar deficiência de ferro no sangue ou anemia ferropriva. O hábito de comer gelo é uma forma de alotriogeusia, ou desejo de comer algo não nutritivo, o que estã relacionado a uma carência nutricional.

Mastigar gelo exige imprimir enorme força entre os dentes e o cubo de gelo. Essa força contra um objeto tão duro pode trincar o esmalte dos dentes ou mesmo quebrá-los. Isso facilita o acúmulo de resíduos e a proliferação de cáries.


Outro aspecto da pagofagia que é preciso atenção é o indicativo de deficiência ferrosa. Estudos realizados com pacientes anêmicos confirmaram a relação, mostrando que, ao comer gelo, há uma sensação de alívio imediato. A questão é ser observada é que muitos profissionais de saúde alegaram desconhecer a relação entre alotriogeusia e deficiência nutricional. Assim, não examinam seus pacientes, podendo agravar o quadro.

O desejo por mastigar gelo quando se está anêmico, pode estar ligado ao alívio de sintomas gastrointestinais. É comum em pessoas com deficiência de ferro feridas na língua, boca seca e gosto alterado, e tudo isso pode ser amenizado pelo gelo. Outro aspecto interessante, revelado por pesquisas, é que mastigar gelo, quando se está com deficiência de ferro, altera alguns processamentos neurológicos, melhorando o funcionamento cognitivo. Isso, porque pessoas anêmicas apresentam menor quantidade de oxigênio no sangue, levando à fadiga e perda cognitiva. O gelo parece elevar o nível de oxigênio no cérebro, gerando essa passageira sensação de melhora cognitiva. A mesma pesquisa revelou que essa melhora no processamento cerebral, provocada pelo gelo, só teve efeito no grupo de pessoas anêmicas.


Assim, é importante estar atento aos diversos sinais que seus pacientes apresentam. Mastigar gelo é ruim para os dentes, mas pode ser também um sinal de falta de ferro. Converse periodicamente com seus clientes, conheça-os de perto e, assim, ofereça o melhor tratamento possível.

Fonte: https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2016/11/24/vontade-de-comer-gelo-deficiencia-de-ferro.aspx