Fim de ano e pacientes de últimas hora: como administrar?

O ano está acabando e é normal que todos estejam envolvidos com as celebrações tradicionais e com o planejamento para o ano seguinte. Nesta época, muitos cirurgiões-dentistas aproveitam para tirar uns dias de folga e descansar, no entanto os pacientes estão afoitos, desejando um belo sorriso para o ano novo. Como fazer, então,  para lidar com a agenda lotada e a ansiedade dos pacientes?

O cirurgião-dentista sabe que muitas vezes não é possível realizar um tratamento odontológico em apenas uma sessão, mas os pacientes querem resolver todos seus problemas dentários rapidamente. Assim, o difícil está em administrar a realidade com as expectativas e a pressa dos clientes. O profissional não quer desapontar seu paciente, contudo não pode fazer um serviço mal feito. Para resolver esse dilema confira as dicas abaixo:

 

  • Se não tiver horário vago na agenda, pergunte se o caso é de emergência, se positivo, tente fazer um encaixe, se negativo, explique que está sem horário e agende o mais breve possível.
  • Se o paciente precisa de um tratamento longo, explique-lhe o caso com atenção e realize os procedimentos mais urgentes, ou aqueles que entreguem maior resultado.
  • Se for tirar alguns dia de folga e tiver um paciente em um tratamento sério, indique-o um local para atendimento de urgência. Seu cliente pode precisar desse tipo de consulta e ficará satisfeito em ir a um local indicado por você. Esse gesto sinaliza sua atenção com seu paciente.
  • Seja paciente com a ansiedade de seus clientes, e não hesite em dizer que determinado procedimento não é passível de realização imediata. Preze sempre pela qualidade do serviço e não deixe seu cliente com dúvidas em relação a seu profissionalismo.
  • Converse com os afoitos por soluções imediatas e lembre-os de marcar consultas com mais antecedência no próximo ano. Você pode oferecer os mesmo preços deste ano para um tratamento que será realizado no ano seguinte e já deixe a consulta agendada. Assim, você já começa a organizar sua agenda de ano novo e não deixa nenhum paciente sem atendimento.

Após todos os atendimentos e a correria, aproveite as festas de fim de ano para descansar. Afinal, repor as energias é sempre bom! A Radio Memory deseja-lhe um final de ano com paz e alegria, para que 2018 se inicie repleto de conquistas.