Converse com seus pacientes sobre a Xerostomia

A xerostomia é comum e incomoda muita pessoas. A sensação de boca seca é desconfortante e seus pacientes nem sempre sabem como evitá-la. Converse com eles sobre esse sintoma e auxilie-os a superá-lo.

O primeiro passo é informá-los sobre as prováveis causas da xerostomia e seus efeitos adversos. Explique que a boca seca pode ser causada tanto por hábitos alimentares e de higiene, quanto por medicamentos e doenças. A idade é outro fator que contribue para o quadro. Explique aos seus pacientes que a boca seca, além de causar mau hálito, aumenta a chance de cáries, por isso deve ser evitada e tratada.


Para prevenir o ressecamento bucal é importante alertar seus clientes sobre a correta higiene bucal e a alimentação saudável. Evitar alimentos salgados ou ricos em açúcar, beber água ao longo do dia e mascar chicletes sem açúcar podem auxiliar a evitar a boca seca.


Para tratar a xerostomia você pode recomendar o uso de saliva artificial, analisar os medicamentos usados pelo paciente e fazer o adequado acompanhamento. O importante é conversar com seu cliente sobre o tema, sem tabus e com o intuito de orientá-lo a ter sempre uma boa saúde bucal.