Como Operar Seu Consultório Durante a Pandemia

Em época de pandemia de coronavírus, muitos profissionais se vêem obrigados a parar suas atividades devido ao risco de contaminar ou ser contaminado.

Porém, certos serviços, em especial na área de saúde, são considerados essenciais e não podem ser interrompidos.

No caso da odontologia, apesar da demanda por consultas ter diminuído significativamente, emergências bucais continuam acontecendo.

E por isso é importante que um número de dentistas ainda esteja disponível para atendimento.

Pensando nisso, o iDoc preparou uma série de medidas para ajudar esses profissionais a trabalharem de maneira mais eficiente e segura nesse período. Contornando as dificuldades financeiras e garantindo a sua segurança e a de seus pacientes

Posso continuar operando normalmente?

Segundo o Conselho Federal de Odontologia(CFO), os dentistas devem atender somente casos considerados de emergência e urgentes segundo a classificação da instituição.

Além disso, os profissionais que forem do grupo de risco do coronavírus, ou que morarem com alguém do grupo de risco, não poderão realizar os atendimentos, com exceção para casos extremos.

De acordo com o CRO MG, casos de emergência odontológicas são “situações que potencializam o risco de morte”. Por exemplo, o abscesso dentário (bolsa em um dente causada por infecção).

Já as urgências, são “situações que determinam prioridade no atendimento, mas não potencializam risco de morte”. Como, cáries, traumatismo e inflamações.

Para auxiliar os profissionais, o CRO publicou uma cartilha, em seu site oficial, com orientações.

Quais as recomendações?

De acordo com o CFO, durante a epidemia, os dentistas terão que:

  • Usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante os atendimentos, a fim de manter a segurança dos pacientes e dos profissionais. Isso inclui protetor facial, óculos de proteção, avental impermeável, luvas descartáveis, gorros e máscaras;
  • Evitar muitas pessoas na sala de espera;
  • Dar preferência para as mascaras do modelo N95;
  • Lavar as mascaras a cada 2 horas;

Em caso de dúvidas, você pode ler a nota oficial do Conselho Federal de Odontologia

Como minimizar os impactos? 

A demanda por serviços odontológicos foi duramente afetada devido a epidemia.

E por isso é importante que o dentista tome algumas medidas para minimizar os impactos financeiros e de falta de serviço causadas pela pandemia. 

1 – Tranquilize seus pacientes

O dentista deve assumir o papel de orientar os seus atuais e futuros pacientes em relação ao funcionamento dos consultórios durante esse período.

O que significa garantir a segurança do atendimento odontológico.

E para isso é preciso entender as orientações que, se seguidas à risca, podem quase eliminar os riscos de contaminação

O uso de máscara já é obrigatório ao dentista.

O que, por si só, reduz drasticamente as chances de que o paciente seja contaminado. Uma vez que, de acordo com autoridades de saúde americanas, a maior parte das transmissões acontecem por causa de micro-partículas que uma pessoa infectada solta no ar ao tossir, espirrar ou falar.

Um estudo do NCBI mostrou que as máscaras cirúrgicas, mesmo as que não são do modelo N95, são capazes de filtrar 80% das partículas menores que 0.007 mícrons(O que é menor que o tamanho de um vírus). Já as N95 filtram até 95%.

Para entender melhor a diferença entre as máscaras comuns e as máscaras N95, vale consultar essa tabela feita a partir de dados do CDC(Centro de prevenção e controle de doenças dos EUA):

Porém, além do uso da máscara, uma série de outros procedimentos também garantem a segurança de seus pacientes.

A seguir está o protocolo divulgado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas sobre a prevenção do CONVID-19:

  • Usar máscara com válvula N95, ou em casos de continuar usando a máscara comum, deverá trocá-la a cada 2 horas;
  • Reforçar o uso de EPI, incluindo o jaleco, máscara, gorro, luvas e óculos de proteção. E lembrando de lavar o seu jaleco separado das roupas do dia a dia, para não contaminá-las;
  • Lavar cuidadosamente as mãos antes e depois das consultas;
  • Após a consulta, desinfectar todas as superfícies imediatamente
  • Ter precaução redobrada no manuseio de moldes e modelos, assegurando sua desinfecção de forma correta;
  • Seguir rigorosamente todos os protocolos de desinfecção e esterilização;
  • Evitar os cumprimentos como beijos ou apertos de mãos na consulta;
  • Procure manter todas as superfícies do consultório permanentemente limpas e desinfetadas devido ao fato que o vírus pode ser transportado pelos aerossóis e sobreviver nessas superfícies por até 9 dias.

Quando se há necessidade de exames e radiografias, é sempre recomendado que tanto o paciente quanto o dentista recebam os exames pelo iDoc.

Dessa forma não há a necessidade de manipulação desnecessária dos documentos físicos, que podem servir de vetores para contaminação.

Para ajudar a repassar essas informações para o público-geral, o iDoc publicou o artigo “Dor de dente? Entenda porque ainda é seguro ir ao dentista“.

E recomendamos que você o compartilhe em seus canais de comunicação, que são de extrema importância nesse momento, como falaremos a seguir.

2 – Comunicando com seus pacientes

Saber usar redes sociais e outras plataformas para dar visibilidade aos seus serviços sempre foi de extrema importância para qualquer negócio.

E, com muita gente ficando em casa e sem saber se pode ou não realizar uma consulta, essa comunicação passa a ser ainda mais vital.

Mantenha os seus canais de comunicação ativos para que pacientes com emergências odontológicas saibam se você está disponível ou não.

E, caso esteja, assegure-os da segurança de seu consultório.

Para isso, o iDoc preparou, além do artigo, uma série de imagens para serem postadas nas redes sociais dos dentistas.

Elas são de uso livre e gratuito, já dimensionadas para o tamanho ideal do Instagram e Facebook.

3 – Pedindo e recebendo exames pela web

Como falamos anteriormente, é imprescindível que os exames feitos em época de pandemia sejam enviados pela web.

A Fim de evitar contato desnecessário com material físico.

Pelo iDoc, além de visualizar, o dentista também pode compartilhar o exame com o paciente.

Para isso, basta acessar a pagina da documentação clicar em “Ações”, “Compartilhar” e colocar o e-mail do paciente. Como mostra o GIF abaixo:

Porém, para garantir ainda mais segurança, o iDoc também disponibiliza criou o recurso “Pedido de exame”.

Com ele, você pode selecionar a clínica de radiografia pelo nome, dar os detalhes do exame que deseja e fazer o seu pedido completo pela web.

Sem a necessidade de manipular e entregar para seu paciente o pedido físico. Uma vez que qualquer objeto pode ser um vetor de contaminação

Para fazer o pedido, basta acessar iDoc, fazer seu login e apertar o botão “pedido de exame”. Em caso de dúvida, assista ao tutorial:

4 – Renegociando o aluguel. 

Quase todos os negócios, incluindo consultórios odontológicos, estão sofrendo uma grande queda no faturamento. E por isso, muitas vezes é preciso renegociar o contrato do aluguel de um consultório, ajustando-o para um valor mais baixo permanente ou temporário. 

Para isso, é importante entender quais são seus direitos como inquilino e como você pode usá-los para ajudar na negociação.

De acordo com a Lei do Inquilinato, no seu artigo 18, é possível a qualquer momento, em comum acordo, um novo valor do aluguel, inclusive modificando a cláusula de reajuste anual.

Esse novo acordo será de interesse do locatário pois de nada adianta manter o valor e não receber o dinheiro. Quanto mais em tempos de crise.

Isso porque ainda que o locatário faça a cobrança na justiça, vai demorar de 6 meses a 2 anos para receber o dinheiro e vai ter de esperar uma média de 6 meses a um ano para conseguir concluir uma ação de despejo.

Além da demora de achar um novo inquilino. A diminuição do aluguel também tem respaldo do Código Civil.

Nos artigos 478, 479 e 480, há menção sobre como a ocorrência de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis pode fazer com que a prestação de uma das partes envolvidas no contrato de locação se torne onerosa demais.

O artigo 317 também foi usado por um juíz de São Paulo para justificar a redução judicial temporária de 70% no contrato de aluguel de um restaurante devido à epidemia do Coronavirus. A decisão cria jurisprudência.

Portanto, caso não haja acordo, é possível até mesmo ingressar em juízo pedindo a redução do aluguel justificada pela redução do faturamento.

Saiba seus direitos e não tenha medo de negociar um novo valor no contrato de seu consultório.

5 – Não desanime

A epidêmia do Conavirus trouxe tempos difíceis para todos. Porém, é importante manter a esperança e lembrar que isso é uma situação temporaria.

E que em breve você podera voltar a trabalhar da mesma forma que antes.

O trabalho de um dentista é um dos mais importantes que existe.

São vocês que socorrem de problemas de saúde a problemas de auto-estima. Promovendo uma imensa melhora na qualidade de vida de seus pacientes.

Portanto, todos os brasileiros querem que vocês, profissionais da odontologia, resistam e saiam mais fortes dessa crise.

Pois a demanda pelo seu serviço sempre sera forte, principalmente no nosso país.

Aproveite esse tempo para aprender sobre os recursos de seu consultório virtual e para descansar, garantir sua segurança e colocar o Netflix em dia.

Lembrando sempre que, como trabalhadores autônomos, alguns dentistas podem se candidatar ao Auxílio Emergencial.

Equipe iDoc