É bastante comum que o cirurgião-dentista tenha dúvidas sobre como precificar sua consulta. Para sanar essa questão, veja abaixo 5 fatores que irão auxiliá-lo a estabelecer o preço de suas consultas odontológicas:
DESPESAS
Conhecer as despesas de seu consultório é fundamental para garantir a saúde financeira de seu negócio, além disso, é mediante esse conhecimento que você descobre o custo/hora de seu trabalho. Para saber esse valor verifique todos os seus custos fixos mensais (aluguel, água, luz, telefone, internet, mensalidades, salários, anuidade CRO, etc.) e custos variáveis mensais (materiais diversos, insumos odontológicos, equipamentos, etc.). Coloque uma folga para emergências e considere a depreciação de seus equipamentos. Em seguida calcule quantas horas você trabalha por mês, por exemplo se você atende 8h/dia e cinco dias por semana, no mês você trabalhará em média 160 horas. Agora, é só dividir o custo pelo tempo trabalhado, ou seja, se você gasta R$6.400,00 por mês e atende 160 horas, seu custo/hora é de R$40,00.
PROCEDIMENTOS
O tempo de consulta e o valor dos insumos varia conforme os procedimentos realizados. Por isso esse é um fator a ser considerado aro definir o preço médio de sua consulta. Assim, calcule o gasto (tempo e materiais) de cada procedimento que você realiza.
CONCORRÊNCIA
Saber o quanto a sua concorrência cobra pelos procedimentos é algo fundamental, pois isso influenciará a decisão de seus pacientes. Você não precisa cobrar o mesmo preço de seus concorrentes, nem cobrir as ofertas deles, mas é necessário informar-se sobre como anda a precificação ao seu redor.
PÚBLICO-ALVO
Definir seu público-alvo é primordial. Se você atender, por exemplo, a classe C deverá prestar um serviço mais barato, mas, em contrapartida, poderá eliminar gastos com assinaturas de revistas. O contexto oposto, se você escolher, atender a classe A, terá de oferecer um serviço personalizado, o que implica mais custos, mas, em compensação, cobrará mais caro pelo atendimento. Lembrando que a localização de seu consultório influencia diretamente na escolha do público-alvo. Uma clínica em um bairro elitizado dificilmente receberá clientes das classes B e C.
OBJETIVO
Tenha claro quais são os seus objetivos. Defina sua pretensão salarial, isso ajuda a saber o quanto você deve cobrar para cobrir seus custos e atingir sua meta. Determine também se você pretende captar, ou manter a clientela. Se você é novo no mercado, provavelmente deseja cativar pacientes e, para isso, pode ser interessante cobrar um pouco menos. Ao contrário, se você é um cirurgião-dentista experiente, já deve ter uma lista considerável de pacientes, e pode cobrar um pouco mais caro pelo atendimento.
Precificar a consulta é um desafio constante e as variáveis devem ser revistas sempre que possível. Acompanhe de perto seus pacientes, descubra suas necessidades e ofereça um bom serviço.