Atenção às alterações de coloração dos dentes decíduos

É comum que crianças se acidentem e lesionem os dentes decíduos. Após um trauma os dentes podem sofrer sangramentos, fístulas e abcessos, levando à infecções bacterianas e até à necrose. Por isso é importante observar os sinais clínicos, como dor e alteração de cor, realizando os exames radiográficos.

A mudança da coloração dos dentes decíduos após um trauma é muito variável. Na maioria das vezes ela ocorre logo após o acidente, mas há casos em que o dente altera sua cor meses depois do trauma sofrido. O retorno ao aspecto original do dente também não segue padrões, pode ser rápido ou extremamente lento. Os dentes decíduos podem modificar seu aspecto natural para acinzentado, amarronzado, amarelado, avermelhado e arroxeado.

As aparências acinzentada ou amarronzada pós-trauma podem indicar sangramento intrapulpar, sendo, na maioria das vezes,  reparado naturalmente pelo organismo. Essa mesma aparência meses após o acidente exigem investigação, pois podem significar presença bacteriana na câmara pulpar. A alteração tardia nos dentes permanente é sinal de necrose, mas isso não é válido para os dentes decíduos.

É fundamental solicitar exames radiográficos para analisar com segurança o caso de cada paciente. Como cirurgião-dentista, você deseja oferecer o melhor diagnóstico e  tratamento aos seus clientes, portanto fique atento aos sinais dos dentes e nunca deixe de conversar com seus pacientes.