Alerte seus pacientes sobre os riscos dos modismos para a saúde bucal

Os cirurgiões-dentistas sabem o quanto tratamentos milagrosos da moda podem ser prejudiciais à saúde bucal. Esfregar argila na boca, passar cúrcuma na escova e utilizar carvão para clarear os dentes são exemplos de receitas que estiveram em voga recentemente. Por isso, é importante estar atento para informar seus pacientes sobre os riscos trazidos por esses modismos.


Fique de olho nas redes sociais

Observe com atenção o que está sendo divulgado no facebook e no instagram para tratamentos dentários e clareamentos. Quando seu paciente lhe contar que leu na internet uma solução milagrosa para cáries, não perca a oportunidade e lhe explique os riscos envolvidos.


Pergunte ao seu paciente como ele higieniza os dentes

Converse com seu cliente sobre como ele realiza a limpeza diária de sua boca. Se ele relatar que está usando substâncias caseiras nos dentes (bicarbonato de sódio, óleo de coco, água oxigenada, etc) investigue a fundo. Pergunte-o a origem desse hábito, e em seguida, informe-o a maneira correta de escovar e higienizar os dentes.


Preste atenção nos sinais

Ao perceber algo diferente nos dentes de seu paciente, pergunte-lhe se há algum costume novo. As receitas para clareamento são as testadas pelas pessoas. Se esse for o caso, explique a seu cliente os riscos de se tentar clarear os dentes em casa, indicando-lhe o tratamento mais adequado.


Informação é sempre bom

Conversar com seus pacientes sobre saúde bucal nunca é demais. Alerte-os sempre sobre as manias em voga e os riscos envolvidos. Conte-lhes que ter uma boca saudável é fundamental para a alimentação e os relacionamentos.

Portanto, não deixe os modismos afetarem seu consultório. Combata as receitas caseiras e conquiste a confiança de seus pacientes.