A nova era da Radiologia Digital e o Dentista ecoresponsável

A nova era da Radiologia Digital e o dentista ecoresponsável

Sim, entramos na nova era digital e a tecnologia cada dia mais, têm se tornado grande aliada da odontologia.

Se passaram somente 124 anos desde a descoberta dos raios-x por Willem Conrad Röentgen. Parece pouco, se compararmos quanto tempo de vida tem a humanidade, mas de lá para cá, muita coisa mudou nesse curto espaço de tempo, enquanto estamos evoluindo através de importantes invenções e descobertas.

Com o advento das novas tecnologias no mundo, as pessoas estão mudando – tornando-se mais conectadas, mais informadas, mais conscientes, e logo, mais exigentes.  E essa também é a realidade dos pacientes que nos procuram em nossos consultórios.

Como em todo o mundo, o mercado da odontologia também vem mudando rapidamente, acompanhando esse novo boom tecnológico.

O futuro está batendo à nossa porta.

Os serviços analógicos estão sendo deixados de lado e a radiologia convencional está mudando para a radiologia digital.

Radiografias digitais, tomografias computadorizadas em HD, fotografias 3D, Scanners, impressões 3D, softwares de todos os tipos e inteligência artificial são as principais inovações tecnológicas que estão disponíveis nessa nova fase para nós, dentistas.

Os exames têm menores quantidade de radiação, equipamentos são mais rápidos e intuitivos, o armazenamento é digital, temos acesso imediato ao exame, os processos de trabalho estão sendo automatizados…tudo isso promove maior qualidade do serviço prestado e menor tempo de trabalho.

Sustentabilidade: o meio ambiente te agradece.

A era digital gera menor dano ao meio-ambiente – acaba com a prática da revelação de filmes, que contém ao menos 9 componentes químicos tóxicos que poluem o meio-ambiente e também propõe acabar com a impressão de filmes, que ocupam espaço para o armazenamento em sua clínica, e ainda, quando descartados, geram grandes quantidades de lixo. Além de que boa parte dos pacientes nunca retorna para buscar o seu exame nas radiologias, deixando-as com montanhas de exames sem utilidade.

Antigamente por lei, uma clínica deveria arquivar os dados de seus pacientes por ao menos 20 anos.
Sim. Tínhamos exames completando 20 anos de idade, ocupando armários e até salas inteiras dentro do nosso consultório. Que pesadelo.

No Armazenamento digital, seus exames não se deterioram ao passar do tempo, não são perdidos, estão seguros e disponíveis para você e seu paciente 24 hs por dia, onde quer que você esteja. E com isso, acabamos com as montanhas de lixo de filme descartados, retiramos produtos tóxicos que poluem o nosso planeta e você ainda ganha um espaço livre dentro do seu consultório para aproveita-lo de uma forma bem melhor!

Você acessa as imagens do seu paciente em nuvem pelo notebook, tablet e até telefone celular, em minutos, podendo utilizar ferramentas como zoom, contraste e filtros, tornando mais prático e assertivo o diagnóstico por imagem.

É a nova era da mobilidade, agilidade e praticidade.

E lembra daquelas pessoas que eu comentei lá em cima que estão mudando e se tornando mais informadas e conscientes? Pois é, seus pacientes, eles vão saber que você não só é um profissional antenado e dedicado a trazer o que há de melhor no mercado, como também vai saber que você é um profissional que se preocupa com esse lugar onde todos nós vivemos e amamos.

Você vai se orgulhar em dizer: eu sou um dentista ecoresponsável.

Nenhuma transição é fácil. Exige que estejamos abertos a novas possibilidades, que sejamos dedicados a aplicar a novidade no nosso dia-a-dia para torná-la um hábito, e acima de tudo, exige de nós que tenhamos vontade de sermos melhores e buscarmos excelência profissional para atender melhor o paciente que nos confiou o que ele tem de mais bonito, o seu sorriso.

Com a ajuda do iDoc, podemos exercer uma odontologia mais prática, precisa, conectada, segura e da forma mais responsável possível para nós, nossos pacientes e o meio-ambiente.

Vamos juntos!

Foto Luuize-min

Dra. Luize Lança
Radiologista, ecoresponsável e parceira da Radiomemory.