Reduza a inadimplência em seu consultório

A inadimplência é uma situação complicada para as clínicas odontológicas. Pacientes que atrasam o pagamento, ou simplesmente não pagam e abandonam o tratamento, podem significar dor de cabeça na hora de fechar o mês. Felizmente, existem algumas medidas fáceis que podem ser adotadas para reduzir a inadimplência.


Esclareça os valores do tratamento

Após avaliar seu paciente e definir o tratamento necessário, explique tudo o que for possível ao seu cliente. Informe-o acerca dos procedimentos que serão realizados, e detalhe os aspectos financeiros. Seu paciente não pode ter dúvidas sobre o tratamento, nem sobre os custos que ele terá de arcar. Defina com ele as formas de pagamento e, caso seja a prazo, informe as datas das parcelas. Se as condições de pagamento ficarem claras você reduzirá a chance de inadimplência.


Peça uma entrada à vista

O paciente gera custo desde o momento da avaliação, pois analisar a saúde bucal é parte de seu trabalho. Por isso, é importante solicitar uma entrada à vista para começar a cobrir os custos do tratamento.O valor dessa entrada não precisa ser fixo, ele pode ser, por exemplo, 10% do valor total do tratamento. Solicitar essa entrada é também importante para garantir o compromisso de seu cliente. Isso ajudará a evitar que o paciente comece o tratamento e abandone-o no meio.


Lembre o paciente do dia do pagamento

É comum, esquecermo-nos de compromissos financeiros, já que temos diversos afazeres e  muitas contas a pagar. Isso também ocorre com seu paciente, ele deseja pagar-lhe em dia, mas na correria cotidiana acaba esquecendo, atrasando ou deixando para o mês que vem aquele custo com o dentista. Para evitar essa situação, avise seu cliente de que o dia do pagamento está próximo. Envie um email ou SMS com uma mensagem curta e informativa. Essa simples atitude pode reduzir significativamente o números de parcelas em atraso.


Cobre os pacientes devedores

Cobrar os clientes inadimplentes é importante. Se você não tomar a atitude ele continuará lhe devendo. Não há constrangimento em exigir a efetivação de um compromisso acertado, pois seu paciente sempre esteve ciente dos custos e decidiu arcar com o tratamento. Não espere muitos dias para enviar uma mensagem de cobrança, seja direto, objetivo e cortez. Isso fará com que os devedores acertem suas contas e você terá maior tranquilidade para trabalhar.