Economize e aumente o lucro do seu consultório com estas atitudes simples

Saber como economizar no consultório é fator estratégico para todo cirurgião-dentista. O controle dos custos deve integrar a rotina do consultório, tornar-se um hábito, não apenas uma ação isolada. Para isso é necessário dar publicidade aos gastos,  dialogar frequentemente com a equipe, e agir contra os campeões do orçamento.


Para integrar a economia em sua rotina de trabalho informe sua equipe sobre todos os gastos mensais da clínica. Divida seus custos em setores, como contas (água, luz telefone), insumos dentários, materiais de escritório e limpeza, outros gastos, etc. Em seguida, organize planilhas detalhadas com o produtos e seus respectivos custos, compartilhe-as com sua equipe semanalmente. Assim, você sempre saberá com o que gastou, podendo identificar as distorções.

Com seus custos catalogados, convoque seus colaboradores para uma reunião. Conscientize-os da importância de se economizar, convidando-os a atualizar, semanalmente, as planilhas de custos. Com isso, todos terão mais consciência sobre o fluxo do dinheiro. A próxima mudança será realizar uma reunião semanal, bem rápida, para que seus funcionários apresentem e justifiquem os gastos da semana anterior.


Ao adotar uma rotina de economia será simples identificar seus maiores custos. Dessa forma, você poderá agir para reprimi-los. Nem sempre é possível reduzir radicalmente um determinado gasto, no entanto, outros são facilmente eliminados. Um bom exemplo de despesa prontamente redutível é o custo com impressões. Diminuir o uso de papel é simples, basta acessar as informações em formato digital. Ações descomplicadas como essa têm enorme efetividade, e além de diminuir as despesas da sua clínica, você estará ajudando o planeta, reduzindo o impacto ambiental. Conheça o movimento EcoDentistas em
www.ecodentistas.com.br/

Adote hábitos econômicos e perceba a economia em seu cotidiano. Após alguns meses será notável seu percentual poupado e toda a equipe estará satisfeita.