Atitudes fáceis para controlar seu Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta importante para auxiliar o crescimento sustentável de seu consultório. Com a ferramenta é possível avaliar a saúde financeira de sua empresa, e assim aumentar o lucro de seu consultório. O Fluxo de Caixa é, basicamente, o registro de todo o dinheiro que entra e sai de sua clínica. Com ele é possível identificar as maiores fontes de receitas e de gastos, para, assim, planejar melhor o futuro de seu negócio. Veja duas dicas importantes e controle melhor seu Fluxo de Caixa:

Observe as datas de pagamento dos clientes

É comum que os clientes parcelem o valor do tratamento odontológico. Isso não é um problema se o registro de pagamento for realizado na data correta. Não se deve é registrar o recebimento de uma parcela em uma data anterior à efetiva realização do pagamento. Esse detalhe é importante, porque um registro inadequado gera uma falsa impressão de receita, culminando na realização de despesas sem meios reais de pagamento. Essa ação também contribui para evitar a inadimplência.

Tenha minúcia ao registrar

Estar atento aos registros significa ter controle e eficiência. Ao registrar uma receita ou uma despesa, especifique sua origem com clareza. Assim, ao final do mês, você não terá dúvidas se um valor é entrada ou saída de dinheiro, e qual sua origem ou destino. Ter um Livro Caixa organizado também poupa esforços na hora de declarar o Imposto de Renda.

Ser um dentista empreendedor é tarefa árdua, por isso ser organizado é importante. Faça o registro diário de seu Fluxo de Caixa e coloque sua clínica no caminho para o crescimento saudável.

Veja mais sobre como manter a saúde financeira de seu consultório:

Como calcular o preço de suas consultas?
Atitudes simples para economizar e aumentar o lucro de seu consultório
Reduza a inadimplência em seu consultório