Manual do Usuário
  Radiocef Studio 2
  [voltar] [índice]

Descrição (cefalometria)

4.1- Tela principal [ voltar ]

Este módulo foi montado de modo a fornecer toda a funcionalidade necessária para a execução dos exames cefalométricos.

Para mais detalhes sobre cada uma das opções basta clicar nos itens desejados:

Clique no ítem e veja sua descrição...

1 Barra de Atalhos [ voltar ]
A barra de atalhos oferece ao usuário uma forma mais rápida de acessar as principais funções do programa, com apenas um clique.
.
Imprimir Este botão permite ao usuário visualizar e imprimir o exame que está sendo trabalhado no momento.
Ajuda Este botão permite ao usuário ter acesso à ajuda do programa.
Voltar Este botão permite ao usuário retornar ao Radiocef Studio 2.

 

  Barra de Ferramentas - Imagem [ voltar ]
.
Clique sobre a imagem para voltar... Controle de Brilho - Utilize para aumentar ou diminuir o brilho na imagem. Para  o brilho original, clique no ícone à esquerda.
Clique sobre a imagem para voltar... Controle de Contraste - Utilize para aumentar ou diminuir o contraste na imagem. Para o contraste original, clique no ícone à esquerda.
Clique sobre a imagem para voltar... Escala de cinza - Utilize para manipular brilho e contraste simultaneamente.
Clique sobre a imagem para voltar... Pseudo Coloração - Substitui os tons de cinza da imagem por um padrão de cores. Utilize a pseudo-coloração para facilitar a visualização de regiões difíceis da radiografia.
Clique sobre a imagem para voltar... Negativo - Utilize este opção para ver o negativo da imagem.
Clique sobre a imagem para voltar... Fundo liso - Utilize este opção para ver somente o traçado cefalométrico sem a radiografia.
Clique sobre a imagem para voltar... Controle de Zoom - Utilize estes três botões para controlar a ampliação da imagem na tela. Você pode aumentar ou diminuir à vontade e com o botão do meio fará com que a imagem fique ajustada na tela.
Clique sobre a imagem para voltar... Zoom - Clique no botão e em seguida clique na imagem no ponto que você quer aumentar. É uma forma rápida de ampliar a imagem e já posicioná-la de forma que você veja a região em que está interessado no momento. Esta opção só funciona nos menus "Marcar" e "Cefalograma".
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para ver a imagem original.
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para ver a fusão da teleradiografia com a fotografia do paciente
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para ver somente a fotografia do paciente. Caso você não tenha inserido nenhuma fotografia para a fusão utilize a próxima tela para captura da imagem.
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para selecionar a análise a qual deseja trabalhar. 
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para selecionar as análises as quais você deseja trabalhar. Utilizando essa opção, você deverá marcar a opção Lista de análises na guia Marcar. 
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para mostrar os pontos anatômicos sobre a imagem que está sendo trabalhada. 
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para mostrar os planos sobre a imagem que está sendo trabalhada.
Clique sobre a imagem para voltar... Utilize este botão para mostrar os contornos a imagem que está sendo trabalhada.

 

2 Área de Trabalho [ voltar ]
Esta área é destinada à manipulação da imagem do paciente e da marcação dos pontos necessários para realizar os exames.

É nesta tela que o usuário irá trabalhar o exame.
3 Guias [ voltar ]
.

Guia Paciente [ voltar ]

Esta opção pode ser selecionada através do menu Análise - Paciente ou clicando na guia Paciente.

Preencha ou altere qualquer um dos dados do paciente ativo no momento.

1 - Utilize este espaço para colocação da foto do paciente. Para inserção, clique com o botão direito do mouse sobre a região e utilize uma das opções.

2,3 - Clique nas lupas de número 2 ou 3 para buscar os dados do seu paciente  e Indicação respectivamente, caso eles já estejam cadastrado em seu banco de dados.

Guia Marcar [ voltar ]

Esta opção pode ser selecionada através do menu Análise - Marcar ou clicando na guia Marcar.

Utilize esta opção para fazer a marcação dos pontos anatômicos no exame corrente. A marcação poderá ser feita utilizando o quadro (à esquerda da imagem abaixo) ou o mapa de pontos (à direita).  

Para marcar o ponto indicado no painel (ponto corrente) basta clicar na sua posição correta na imagem. Ao fazer isso, o programa pula para o próximo ponto a ser marcado.

OBS: Se você está utilizando o Radiocef Viewer, use essa guia para alterar a posição de um ponto cefalométrico do exame. Para isso, localize o ponto que deseja alterar, clique sobre ele na imagem e arraste-o para a posição desejada. As medidas cefalométricas serão recalculadas automaticamente.

1. Clique para ver a definição do ponto corrente;
2. Clique para ouvir o som (sigla ou número) do ponto corrente;
3. Clique para selecionar o Quadro de Pontos;
4. Clique para selecionar o Mapa de Pontos.

Mostrar na imagem:

  • Ferramentas - marque esta opção para mostrar as ferramentas durante a marcação de pontos;
    R - Desenha novamente a ferramenta no local original.

  • Todos os pontos - Mostra todos os pontos já marcados na teleradiografia;

  • Apenas o corrente - Mostra somente o ponto selecionado no momento. Se o ponto corrente não estiver marcado nenhum ponto será mostrado.

No Painel:

  • Pontos de contorno - Com essa opção marcada o Radiocef disponibiliza os pontos que são utilizados exclusivamente para desenhar os contornos;

  • Apenas não marcados - Mostra no quadro de pontos apenas os pontos os quais ainda não foram marcados. Note que os pontos marcados aparecem com um traço verde na parte superior;

  • Lista de análise - Disponibiliza apenas os pontos das análises selecionadas para serem trabalhadas no exame atual.

Lábios Separados - Essa opção somente ficará habilitada quando for marcado o ponto 74. O qual informa ao programa que o paciente tem os lábios incompetentes.

< > - Utilize esse botões para navegar entre os pontos anatômicos.

Desmarca o ponto corrente - Selecione no Quadro de Pontos o ponto que deseja desmarcar. Clique com o botão direito do mouse sobre o ponto. Selecione esta opção.

Desmarca todos os pontos - No Quadro de Pontos, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer ponto. Selecione esta opção.

Ferramentas geométricas de marcação

Para garantir regularidade na marcação de pontos o Radiocef oferece uma série de ferramentas geométricas capazes de orientar e precisar a marcação de alguns pontos com base na sua definição anatômica original.

Certas ferramentas são fixas e automáticas cabendo ao usuário apenas marcar o ponto “seguindo” o desenho na tela. Outras, trabalham com um ajuste do usuário para se posicionarem corretamente segundo a definição do ponto. As operações com ferramentas são feitas sempre com o BOTÃO DIREITO do mouse. E a marcação do ponto com o BOTÃO ESQUERDO.

Durante o processo de marcação, o Radiocef “sabe” qual ferramenta é adequada a cada ponto e vai mostrá-la automaticamente na hora de marcar o ponto.

Estes são os diferentes tipos de ferramentas do Radiocef e os pontos que as utilizam:

Centro do círculo - pontos S e C
Ferramenta usada para localizar o centro de estruturas de forma circular como a Sela Túrcica e o Centro do côndilo mandibular.
- Arraste a “mira” (com o botão direito do mouse) e coloque-a sobre a estrutura. Marque o ponto no centro da mira.

Perpendicular móvel - Bpc, Pog, E, B, M, A, PVT, Bar, Sf1/, Pog’, B’, Li, Ls, A’ e Pn
Ferramenta usada para pontos que se referem a regiões mais anteriores ou posteriores de certas estruturas. É composta de um plano de referência e uma linha perpendicular móvel como nos pontos Pogônio, Ponto A, Ponto E, Ponto M e outros
- Arraste ( com o botão direito do mouse ) a linha perpendicular de modo a tangenciar a estrutura de interesse identificando deste modo o ponto mais anterior ou posterior em relação ao plano de referência. Consulte a definição de cada ponto ( no botão definição )para mais detalhes.

Bissetriz móvel - pontos Co e Ptm
Ferramenta usada para o ponto Condylion ( Co ) e o ponto Ptm. Consiste em duas retas perpendiculares e uma bissetriz e serve para identificar o ponto mais póstero-superior da estrutura ( o côndilo mandibular ou a fossa ptérigo-maxilar ).
- Arraste ( com o botão direito do mouse ) a ferramenta de modo a tangenciar as bordas superior e posterior da estrutura com as duas retas perpendiculares. Marque então o ponto onde a bissetriz intercepta o contorno da estrutura.

Bissetriz ajustável - ponto Go
Ferramenta usada para marcar o ponto Gonion. É um conjunto de duas retas e a bissetriz.
- Posicione o cursor nas extremidades das retas e ajuste-as arrastando de modo a tangenciar o bordo inferior da mandíbula e o bordo posterior do ramo. A bissetriz é atualizada constantemente. Se “pegar” fora das extremidades ou do vértice da ferramenta você desloca todo o conjunto por igual. Ajustadas as tangentes marque o ponto Go na interseção da bissetriz com a cortical óssea da mandíbula.

Bissetriz fixa - ponto Gn
Ferramenta usada para marcar o ponto Gnatio ( Gn ). O conjunto já aparece automaticamente no lugar certo ( baseado em outros pontos já marcados ).
- Localize a interseção da bissetriz com a cortical externa da sínfise mentoniana e marcar o ponto.

Círculo ajustável - ponto Cm
Ferramenta usada para marcar o ponto Cm (Centro mastigatório). Consiste em um circulo que passa sempre pelo Capitulare (ponto C) que pode ser ajustado para se encaixar na oclusão do paciente (curva de Spee). Com esta ferramenta você não se preocupa com a localização do ponto mas sim com o ajuste da curva de oclusão do paciente.
- Arraste e aumente o circulo com movimentos horizontais e verticais até que a curva passe pela oclusão do paciente. Clique então com botão esquerdo em qualquer lugar para confirmar a marcação. O programa vai marcar o ponto no centro do círculo que você ajustou, mesmo que ele seja fora da imagem.

Retângulo Xi - ponto Xi
Ferramenta usada para marcar o ponto Xi. É um retângulo construído a partir do plano Horizontal de Frankfurt. 
- Arraste o retângulo pegando-o pelos cantos e encaixe-o no ramo mandibular de modo que o ponto de encontro das diagonais determine o centro do ramo. Marque então o ponto no encontro das diagonais do retângulo.

Plano molar - ponto POR
Ferramenta usada para marcar o Ponto Oclusal do Ramo (POR). 
- Ajuste a reta que sai do ponto ppd de modo que ela coincida com o plano oclusal molar. Marque então o ponto onde a reta intercepta o bordo anterior do ramo mandibular.

As demais ferramentas são desenhos fixos. A marcação nesses casos é apenas orientada pelo desenho não necessitando de nenhum ajuste na ferramenta. Refira-se à definição anatômica desses pontos para o uso correto das ferramentas de orientação.

Guia Fatores [ voltar ]

Esta opção pode ser selecionada através do menu Análise - Fatores ou clicando na guia Fatores.

Utilize esta opção para visualizar os fatores obtidos de acordo com a marcação de pontos. Uma vez marcados os pontos de uma análise você já dispõe dos fatores da análise corrente. Role a lista de fatores para cima/baixo utilizando as barras de rolagem no lado direito da lista.

 

Guia Cefalograma [ voltar ]

Esta opção pode ser selecionada através do menu Análise - Cefalograma ou clicando na guia Cefalograma.

Utilize esta opção para visualizar o cefalograma obtidos de acordo com a marcação de pontos. Uma vez marcados os pontos de uma análise você já dispõe dos fatores da análise corrente.

Ao acionar a opção cefalograma o Radiocef gera automaticamente o traçado cefalométrico e o desenha sobre a imagem da teleradiografia, fotografia ou fusão na tela.

 

 

Manipulando estruturas (Ferramentas)

Com a guia cefalograma ativa você está apto a ajustar os contornos das estruturas anatômicas representadas no seu cefalograma:

- Selecione a curva desejada clicando no seu nome na tabela de estruturas ou clicando sobre ela no traçado. A curva selecionada passa a ser a curva corrente e se torna vermelha.

- Escolha um ponto da curva que considera fora do lugar. Clique sobre o ponto na curva e “araste” o mouse, mantendo o botão apertado, para o lugar certo. A curva se deforma na direção indicada e se ajusta ao contorno da radiografia.

Usando os botões de ferramentas de ajuste de curvas é possível alterar as estruturas anatômicas de diferentes modos. Ao pressioná-los a operação indicada se torna ativa e o botão permanece pressionado.

Com os botões pressionados você realiza a operação indicada (mover, girar, crescer) clicando no traçado e arrastando a curva corrente. O centro de rotação e crescimento será o ponto do clique.

Para voltar a arrastar só um ponto da curva, desligue a ferramenta ativa clicando no botão correspondente.

As operações 3P e 5P permitem que você arraste mais de um ponto de cada vez (3 ou 5) obtendo um ajuste de maior alcance na estrutura.

Acionando a opção Mostra pontos de controle torna-se visíveis os pontos de ajuste das curvas. São estes os pontos que você move ao deformar a curva. Os pontos de controle facilitam sua localização mas nunca são impressos junto com o cefalograma.

Com o botão Refaz, A estrutura volta ao formato original gerado pelo programa a partir dos pontos anatômicos marcados.

Use o botão Inserir para desenhar um novo contorno no traçado. clique em Inserir, leve o cursor até a região da estrutura na radiografia, pressione o mouse e desenhe o contorno com o mouse mantendo o botão pressionado. Solte o botão quando terminar.

Se o desenho não ficou do jeito desejado, pode-se ajustar normalmente como se faz com as outras estruturas. Se quiser excluí-la use o botão Apaga.

 

SIMULAÇÃO CEFALOMÉTRICA [ voltar ]

A partir da versão 4, o Radiocef conta com o sistema de simulação cefalométrica. Com ele é possível, a partir de um cefalograma pronto, fazer alterações na posição e forma das estruturas cefalométricas simulando tratamentos, casos e situações obtendo as novas medidas usando a análise de sua preferência.

Entre no modo de simulação clicando no botão "Simulação cefalométrica" na guia cefalograma.

Ao selecionar uma estrutura no cefalograma, seu nome aparece no painel de movimentação de estruturas e ao movimenta-la ou gira-la pode-se ver o registro da distância ou ângulo movimentado nesse painel.
Obs. O registro quantitativo do movimento só funciona para operações de mover ou girar.

Quando o Radiocef está no modo de simulação ( que pode ser percebido pela cor vermelha do botão ), a maneira como se manipula as curvas do cefalograma é alterada nos seguintes pontos:

1 : As estruturas anatômicas ficam ligadas entre si de maneira hierárquica, ou seja, ao se movimentar ou girar a mandíbula, o molar inferior e a sínfise mentoniana acompanham o movimento e, por sua vez, o incisivo inferior e o perfil mole inferior acompanham a sínfise. Se a estrutura movimentada for a sínfise, o incisivo e o perfil inferior serão movimentados mas a mandíbula não, por estar um nível acima. Também são agrupados a maxila com o molar superior, incisivo e o palato mole. O frontal também está ligado ao osso nasal.
Com isso, pode-se fazer a movimentação ou rotação das estruturas em blocos, simulando a estrutura crânio facial do paciente.

2 : Ao fazer uma alteração de posição, giro ou forma de uma estrutura, os pontos anatômicos marcados que fazem parte dessa estrutura também têm sua posição alterada conformando-se com a curva editada. Isso acontece porque, uma vez alterada uma estrutura, pode-se obter imediatamente as medidas cefalométricas correspondentes à aquela alteração. Medidas essas que são obtidas a partir dos pontos anatômicos.
Por exemplo: Se você alterar a forma do perfil inferior projetando o lábio para frente, os pontos Li (Lábio Inferior) e B' serão movimentados de acordo com a nova forma do perfil.
Ao movimentar ou girar a mandíbula, os pontos Co, C, Bac, Ar, Go, Goa, Xi e outros da mandíbula terão movimentos correspondentes.

Obs. Uma vez feita uma simulação, não haverá mais uma correspondência entre o cefalograma e a imagem da radiografia. Por isso, é aconselhável que você termine totalmente uma cefalometria antes de iniciar uma simulação.

Disca: Antes de fazer a simulação, reduza todo o contraste da radiografia até que apenas o cefalograma fique visível.

A qualquer momento da simulação, é possível obter medidas de qualquer análise cefalométrica disponível em seu Radiocef.

Guia Sobreposição [ voltar ]

Esta opção pode ser selecionada através do menu Análise - Sobreposição ou clicando na guia Sobrepos.

Utilize esta opção para realizar uma sobreposição de traçados cefalométricos.

Escolher um outro exame para sobreposição - Utilize esta opção para selecionar um exame feito anteriormente para fazer a sobreposição.

Retirar Exame - Utilize esta opção para retirar o exame selecionado da sobreposição.

Ponto de encaixe - Ponto que será utilizado como referência para realizar a sobreposição. Esse ponto pode ser alterado desde que seja utilizada nomenclatura correta do ponto.

Plano de encaixe - Plano que será utilizado como referência para realizar a sobreposição. Esse plano pode ser alterado desde que seja utilizada nomenclatura correta dos pontos. 

Ordem - Seleciona qual a ordem de visualização da sobreposição.

Pontilhado - Mostra o exame sobreposto pontilhado.

Calcula a diferença - Mostra o cálculo da diferença entre os fatores na impressão da lista de fatores.

 

4.2 - Análises Cefalométricas [ voltar ]

O Radiocef permite usuário escolher qual análise deseja utilizar.
Clique duas vezes na análise desejada.

4.3 - Tela de Impressão [ voltar ]

Esta tela permite que o usuário tenha uma pré visualização do exame que será impresso e configure aspectos básicos da impressão.

Clique no item desejado e veja sua descrição:

Clique na opção desejada em veja cada uma de suas funções...

Tela de Visualização/Impressão - Lista de Fatores

Cabeçalho Digite neste campo o que você deseja que saia no cabeçalho das impressões do Radiocef. Essa opção pode ser alterada a qualquer momento. (apenas uma linha)
Logomarca Digite neste campo o caminho do arquivo com sua logomarca ou clique em ... para selecioná-lo*.
* o arquivo com a logomarca deve estar no formato BMP.
Rodapé Digite neste campo o que você deseja que saia no rodapé das impressões do Radiocef. Essa opção pode ser alterada a qualquer momento. (apenas uma linha)
C Clicando no botão C você terá acesso as configurações de moldura e logomarca. Estas configurações podem ser alteradas a qualquer momento.

Grade:

Marque esta opção caso queira que apareça grade na lista de fatores.

Cores nos fatores fora da média Marque esta opção caso queira que os fatores fora da média (acima ou abaixo) sejam coloridos*.
* esta opção só funciona se a opção grade estiver selecionada.
Diagnóstico Sumário Marque esta opção caso queira que seja impresso o diagnóstico sumário da análise selecionada.
Cor, Acima, Abaixo Para selecionar a cor da grade, cor dos fatores acima e abaixo da média, clique em suas respectivas caixas de cores e escolha a cor deseja. Estas cores serão utilizadas na impressão dos relatórios. 
 
Mostrar imagem Marque esta opção caso queira que seja impressa a radiografia e o traçado do paciente selecionado.
Moldura Marque esta opção caso queira que seja impressa uma moldura ao redor do cefalograma.
Centraliza hor. Marque esta opção para centralizar a imagem do cefalograma. Caso a imagem não esteja centralizada, desmarque e marque novamente.
Valores Marque esta opção caso queira que seja impresso os valores de alguns fatores sobre o cefalograma.
Largura da linha Utilize esta opção para aumentar a espessura da linha do cefalograma.
Variar cores dos planos Marque esta opção caso queira que a cor dos planos variem de acordo com sua medida.
 Imprime comentários Marque esta opção caso queira que seja impresso o comentário disponível na guia Paciente.
Área de Visualização - Nesta área o usuário tem a visualização do exame que está sendo trabalhado no momento.

Alteração de fontes - Clique com o botão direito do mouse sobre o exame, fatores ou cefalograma, para alterar as configurações das fontes (título, cabeçalho, rodapé etc) as quais serão utilizadas na impressão dos relatórios. 

 

 

4.4 - Mixcef [ voltar ]

Utilize esta ferramenta do Radiocef para construir novos padrões de análises cefalométricas. Com ele pode-se criar análises misturando fatores de análises já existente como também criar seus próprios fatores.

Tela principal do Mixcef:

Clique na opção desejada em veja cada uma de suas funções...

Veja com é simples a utilização do Mixcef:

- Construindo uma análise

Inserindo Fatores e Planos

Para criação de uma nova análise o usuário dispõe de duas formas de inserir fatores em sua  análise:

  1. Utilizar fatores já prontos de outras análises que existem no Radiocef;

  • Na parte superior do Mixcef você tem os dados referentes às análises do seu Radiocef. 

  • Escolha a análise de onde quer tirar um fator (ou plano) clicando seu nome na lista azul à esquerda. Ao mudar de análise os fatores e os planos usados por ela aparecem nas listas à frente.

  • Adicione um fator ou plano escolhido à sua nova análise clicando duas vezes na linha correspondente.

  • Observe que os fatores e planos selecionados vão aparecendo nas listas da nova análise na parte inferior do Mixcef. Caso queira retirá-los, clique duas vezes no nome deles na parte debaixo da tela.

  1. Criar um novo fator clicando no botão Novo Fator. (clique e veja construindo fatores)
    Criar um novo plano. Digitando a linha correspondente na lista de Planos da nova análise.

Inserindo Títulos

  • O usuário pode separar os novos fatores em grupos. Para isso basta colocar um título para um grupo de fatores. Utilize o botão Novo Título.

Inserindo Estruturas

  • Você também pode escolher as estruturas que farão parte do cefalograma da nova análise retirando ou adicionando estruturas na lista de estruturas à direta.

Definindo Nome e Abreviatura da nova Análise

  • Uma vez pronta a análise, fatores e cefalograma (planos, linhas e curvas), defina um nome e uma abreviatura para a análise nos respectivos campos e clique no botão Ok para salvar sua nova análise. Esta então passa a fazer parte da lista de análises disponíveis no seu Radiocef.

- Construindo novos Fatores

Para distâncias, selecione a opção Distância no campo Tipo de Fator e em seguida selecione o tipo de distância desejada conforme abaixo:

  • ponto-ponto - para distância entre dois pontos anatômicos.

  • ponto-ponto perpendicular - para a distância entre dois pontos projetada sobre um plano.

  • ponto-reta - para a distância entre um ponto anatômico e um plano.

Onde Ex1, Ex2 são os pontos anatômicos do Radiocef ou pontos que você mesmo criou.

  1. Entre com os pontos ou planos que compõem a medida nos campos de parâmetros (1º ponto e 2º ponto ou 1º Ponto, 2º Ponto e Reta ou Ponto / Reta). Use expressões válidas para definir os planos e as abreviaturas dos pontos anatômicos.

  2. Entre com o título do fator no campo correspondente no quadro da direita.

  3. Caso queira, defina uma norma (média e desvio padrão) ou classificação para o novo fator:

  • Para definir a norma entre com a média e o desvio padrão nos campos correspondentes.

  • Para definir classificações ative a opção Classificação e entre com as classificações possíveis e seus limites nos campos correspondentes, para que o programa possa classificar o valor obtido do fator automaticamente quando calcular o novo fator.

ATENÇÃO !!! Para criação de fatores e planos é necessário que você escreva o nome dos pontos da mesma forma que os pontos são definidos. Levando-se em consideração letras maiúsculas e minúsculas.

Para ângulos, selecione a opção ângulo no campo Tipo de Fator e em seguida defina qual ângulo deseja calcular:

Onde Ex1, Ex2, Ex3 e Ex4 são os pontos anatômicos do Radiocef ou pontos que você mesmo criou.

  1. Entre com os pontos ou planos que compõem a medida nos campos de parâmetros (1º plano e 2º plano). Use expressões válidas para definir os planos e as abreviaturas dos pontos anatômicos.

Ex:
1º Plano: Ex1-Ex2
2º Plano: Ex1-Ex3

Ex: Para obter o valor de x (com a cor laranja)
1º Plano: Ex1-Ex2
2º Plano: Ex4-Ex3

Ex: Para obter o valor de x’
(com a cor azul)
1º Plano: Ex1-Ex2
2º Plano: Ex3-Ex4

ATENÇÃO !!! Para criação de fatores e planos é necessário que você escreva o nome dos pontos da mesma forma que os pontos são definidos. Levando-se em consideração letras maiúsculas e minúsculas.

  1. Caso você queira obter um valor de ângulo com medida de sinal selecione a opção Com Sinal;

  2. A opção inverte sinal, multiplica o valor obtido no cálculo do ângulo por –1.

  3. Entre com o título do fator no campo correspondente no quadro da direita.

  4. Caso queira, defina uma norma (média e desvio padrão) ou classificação para o novo fator:

  • Para definir a norma entre com a média e o desvio padrão nos campos correspondentes.

  • Para definir classificações ative a opção Classificação e entre com as classificações possíveis e seus limites nos campos correspondentes, para que o programa possa classificar o valor obtido do fator automaticamente quando calcular o novo fator.

Para expressões, selecione a opção Expressão no campo Tipo de Fator:

  1. Para utilizar esta opção é necessário que você indique ao Radiocef uma análise de referência para que ele possa utilizá-la.

  2. Para demonstração será utilizado o fator 5 (A-N.B) da análise de USP. Que é calculado à partir dos fatores 3 e 4 da mesma análise. Fator 5 = Fator 3 – Fator 4.

    Ex:
    Análise de Referência: USP
    Expressão: F3-F4

Repare que seu novo fator tem o mesmo valor do fator 5 da análise de USP.

No campo Expressão você pode utilizar os parênteses "( )" e sinais "+ - * /" como se você estivesse trabalhando com expressões matemáticas. Por exemplo: a expressão "(F1+F2)/2" define a média aritmética entre os fatores 1 e 2.

  1. Caso queira, defina uma norma (média e desvio padrão) ou classificação para o novo fator:

  • Para definir a norma entre com a média e o desvio padrão nos campos correspondentes.

  • Para definir classificações ative a opção Classificação e entre com as classificações possíveis e seus limites nos campos correspondentes, para que o programa possa classificar o valor obtido do fator automaticamente quando calcular o novo fator.

ATENÇÃO !!! Para criação de fatores e planos é necessário que você escreva o nome dos pontos da mesma forma que os pontos são definidos. Levando-se em consideração letras maiúsculas e minúsculas.

 

4.5 - Pontos Anatômicos [ voltar ]

Nesta tela o usuário tem acesso à todos os pontos anatômicos do programa Radiocef.

Novo ponto - Permite a criação de um novo ponto no programa.

- Clique no botão Novo ponto;

- Entre com a abreviatura (que não pode ser igual a uma já existente), o nome e a definição anatômica do ponto que deseja criar na janela de criação de pontos. A definição escrita estará disponível na marcação dos pontos.

- Ao terminar clique em OK para confirmar a inclusão do novo ponto;

ATENÇÃO !!! As modificações feitas na lista de pontos só terão efeito depois que você iniciar um novo exame.

Apaga ponto - Permite que o usuário apague um ponto anatômico.
(esse procedimento só poderá ser efetuado com pontos criados pelos usuários)

Altera ponto - Permite que o usuário altere os dados de um ponto anatômico.

 

4.6 - Estruturas anatômicas [ voltar ]

Nesta tela o usuário tem acesso ao conteúdo do que está relacionado com cada estrutura quando for utilizada a simulação cefalométrica.

Selecione a estrutura que deseja verificar e veja no quadro à direita os pontos e estruturas relacionadas à ela. 

 

4.7 - Edição de Análises [ voltar ]

Nesta tela o usuário tem acesso ao conteúdo de cada análise. Da forma que são feitos os cálculos de cada fator, planos, médias, desvios, estruturas e etc.

Clique no botão Análise e selecione a análise que deseja ver seu conteúdo.

ATENÇÃO !!! Todas as informações contidas nesta tela podem ser alteradas. Desde que se tenha ciência do procedimento. Pois à partir da alteração o programa passa a utilizá-la como padrão. Por isso certifique-se antes de qualquer alteração.

Editar Cefalograma

Nesta tela o usuário tem acesso aos planos, estruturas e suas devidas configurações.  

- Inserindo novos planos em uma análise

O Radiocef permite que o usuário insira novos planos em seus padrões de análises. Ele reconhece expressões combinando dois pontos como uma linha ou plano.

Para definir um plano que passe por dois pontos, clique em Inserir plano. Na relação de planos já existentes aparecerá uma linha em branco. Escreva a abreviatura do primeiro ponto seguida do sinal “-” e a abreviatura do segundo ponto.

Exemplos:
   N-Pog (Linha Násio-Pogônio)
   Go-Me (Plano mandibular)
   Po-Or (Horizontal de Frankfurt)

Você também pode combinar planos e pontos para definir outros tipos de planos:

#
- Expressões válidas para definir planos

Usando o sinal “|” (perpendicular): A expressão N|Po-Or define um plano perpendicular ao Po-Or e que passa pelo ponto N;

Usando o sinal “=” (paralelo): A expressão Ena=Go-Me define um plano paralelo ao plano Go-Me passando pelo ponto Ena;

Usando o sinal “>” (bissetriz): A expressão Po-Or>Go-Me define um plano que é uma bissetriz entre os planos Po-Or e Go-Me.

 

- Configurando planos

Um plano definido por uma expressão do tipo Po-Or terá seus extremos coincidindo com os pontos descritos na expressão.

 

Tamanho dos planos (colunas Tam1 e Tam2)

Para conseguir um plano maior ou menor adicione à expressão dois números, nos campos Tam1 e Tam2 que representam o quanto os extremos do plano irão se prolongar a partir dos pontos indicados. Exemplos:

A expressão Po-Or 1 0,5 define um plano passando pelos pontos Po e Or, que se prolonga uma (1) vez o seu comprimento original (a distância Po-Or) para o lado do Po e se prolonga metade (0,5) do seu comprimento original para o lado do ponto Or.

A expressão Go-Me 0 0,25 define um plano passando pelos pontos Go e Me, que começa precisamente no ponto Go (0) e termina se prolongando um quarto (0,25) de seu comprimento original além do ponto Me.

Se você quiser diminuir um plano, basta usar números negativos.

Exemplo:
A expressão S-Gn 0 -0,5 define um plano passando pelos pontos S e Gn que começa no ponto S (0) e termina na metade (-0,5) do caminho até o ponto Gn.

 

Cor dos planos (colunas Cor)

Escolha o plano o qual deseja alterar sua cor. Clique duas vezes sobre a coluna Cor. Selecione a cor desejada para o plano selecionado e clique em Ok. A partir desse momento, sempre que for utilizada a análise alterada o plano sairá da cor desejada.

A cor branca significa que o plano em questão não possui uma cor própria e será desenhado utilizando-se a cor definida para planos na tela principal na guia cefalograma.

 

Fator impresso no plano (coluna Fator)

O Radiocef permite que o usuário escolha um fator para ser impresso por cima do plano no cefalograma. 

Escolha o plano o qual deseja associar um fator a ele. No campo Fator, digite o número do fator.

 

Estilo do plano (coluna Estilo)

O Radiocef permite que o usuário escolha um estilo para os planos. Veja a relação abaixo:

  • P - o plano sairá pontilhado

  • I - o plano ficará invisível

  • B - defini uma bissetriz invisível 

Para a configuração, digite uma destas letras no campo Estilo.

 

Distância do Fator ao plano (coluna Mod)

O Radiocef permite que o usuário escolha uma distância do fator que será impresso no plano até os pontos deste plano.

 

Ângulo do Fator ao plano (coluna Ang)

O Radiocef permite que o usuário escolha uma distância do fator que será impresso no plano até o plano.

 

- Excluindo planos

Caso não queira mais utilizar um determinado plano o usuário pode retirá-lo da lista de planos. Para isso, basta selecionar o plano desejado e clicar no botão Excluir plano.

 

- Configurando Estruturas

O Radiocef permite ao usuário configurar as estruturas que farão parte de uma determinada análise.

Do lado direito desta tela, o usuário tem acesso a lista de estruturas disponíveis. 

Mostrar/Ocultar estruturas - Clique duas vezes na coluna da lâmpada para mostrar/Ocultar a estrutura desejada.

Cor da Estrutura - Clique duas vezes na coluna Cor. Selecione a cor desejada e clique em ok.

A cor branca significa que a estrutura em questão não possui uma cor própria e será desenhada utilizando-se a cor definida para curvas na tela principal na guia cefalograma.

 

Após ter efetuadas todas as alterações desejadas clique em Fechar e salve as alterações realizadas. 

 

4.8 - Importar/Exportar análises [ voltar ]

O Radiocef permite ao usuário importar ou exportar um padrão de análise cefalométrica.

Os arquivos contendo definições de uma análise cefalométrica possuem a extensão "ANA" e são da forma "<Nome da análise>.Ana". Por exemplo: "Ricketts.Ana" 

- Importando uma análise:
Clique no botão Importa. Localize o arquivo .ana que deseja importar e clique em Ok.

- Exportando uma análise:
Selecione a análise a qual deseja exportar. Clique no botão Exporta. Selecione uma pasta destino para salvar o arquivo .ana. Clique salvar.

 

4.9 - Calibração de Imagem [ voltar ]

Esta opção permite ao usuário calibrar uma imagem, fotografia do paciente. A calibração de imagem é utilizada nas análises faciais, quando a captura da radiografia é realizada por uma câmera digital.

A calibração é necessária quando o Radiocef não tem parâmetros suficientes para realizar medidas geométricas na imagem. Quando se usa uma câmera para fotografar o paciente ou mesmo uma radiografia, a variação de condições como distância do objeto ou tipo de lente utilizada impossibilita uma medição direta na imagem sem a calibração.

Para calibrar você deve ter uma referência visual de medida dentro da imagem. (uma régua ao lado da cabeça do paciente por exemplo). Marque os dois extremos dessa referência e, em seguida, informe ao Radiocef a distância real em milímetros. Ao final clique em Concluir e pronto. Uma vez sabendo a distância real entre dois pontos na imagem, o programa pode calcular quaisquer outras distâncias automaticamente.

 

4.10 - Inserir fotografia [ voltar ]

Você pode encaixar uma fotografia do paciente em um cefalograma já pronto no RADIOCEF. Para um bom resultado você deve tomar os seguintes cuidados:

  • Escolha a fotografia correta para cada tipo de radiografia: Fotografia de perfil para as análises laterais e fotografia de frente para análises frontais.

  • Você pode usar uma câmera fotográfica digital ou escanear uma fotografia convencional. Em qualquer dos casos, obtenha uma imagem digital com boa resolução.

  • Procure fazer com que o paciente não contraia ou relaxe mais a boca, nariz e olhos durante a fotografia mantendo-os na mesma posição em que estavam ao tirar a telerradiografia. Isso garantirá uma correspondência satisfatória entre o perfil mole da foto e da radiografia.

Para inserir uma fotografia em um traçado cefalométrico já pronto selecione no menu a opção Imagem – Inserir Fotografia.

  • Obtenha a fotografia de perfil do paciente. Você pode escaneá-la na hora clicando no botão “Capturar a foto do paciente” ou pegar um arquivo com a foto já digitalizada no botão “Abrir um arquivo com a foto do paciente”;

  • Com a foto aparecendo na tela da esquerda você deve marcar na foto os dois pontos que estão indicados em “Plano de encaixe”. Você pode mudar o plano de encaixe se quiser e escolher os pontos que vai marcar para fazer o encaixe das imagens. Ao marcar os pontos, siga a ordem descrita no Plano de encaixe;

  • Uma vez clicados os dois pontos o botão de ajuste se torna habilitado e você deve clicá-lo. O RADIOCEF ajusta então a imagem tornando-a do mesmo tamanho e com a mesma rotação da radiografia. Você pode então fechar a janela no botão “Fechar”;

  • Uma vez inserida a fotografia em um exame, você pode escolher a imagem de fundo do seu traçado através dos botões de imagem na Barra de botões:

As opções são: a radiografia, a mistura entre a radiografia e a fotografia e a fotografia.

As demais operações do programa continuam as mesmas. As exportações e impressões de imagem funcionarão usando a imagem que estiver na área trabalho no momento do comando.

 
 radio memory | todos os direitos reservados.